23/11/2010

ACOMPANHAMENTO CRÍTICO Marcio Harum

 

GWAR!Godzilla

O enfrentamento do mundo 3D por Tiago Judas na Temporada de Projetos 2010 é de fazer suspender a respiração dos incautos. Seu trabalho, que nos é apresentado aqui, evidencia, sobretudo, uma memória visual privilegiadamente desorganizada, com marcações rítmicas de uma forte e viva intuição.

A narrativa ficcional de O mistério líquido e a fatalidade sólida retrata a figura do artista como um personagem de si próprio. Valendo-se de recursos das histórias em quadrinhos, o entendimento desta obra surge a partir dos balões de texto que ultrapassam a velocidade da luz lançada no skyline volumétrico dos prédios em miniatura da cidade instalada no Paço das Artes (um estudo para maquete). A barreira do som poderia ser facilmente quebrada se pudesse haver, talvez, a composição de uma trilha musical, um experimento colaborativo também para esta peça, como já ocorreu em outras de Judas.

A arte posta sob o pensamento deste artista-personagem é compartilhada ao longo da leitura de seus quadrinhos, o que sugere tal enraizamento em uma nova personalidade e a renovação de sua produção em processo.

O mistério líquido e a fatalidade sólida propõe uma iconoclasta expedição de reconhecimento pela geometria urbana. Enquanto prédios novos vão sendo derrubados, símbolo de um passado que tem a cidade como sujeito, desenha-se na exposição o percurso de uma caminhada interior de reconstrução, movida a passos de chumbo acerca do protagonista instinto metropolitano de sobrevivência, gerador de lutas travadas no cerne do anonimato existencial – algo como uma violenta reação disparada através das cores geométricas, ao avistar por um triz o abismo de ser engolido pelo asfalto absoluto.
É o duo-uno o que mais importa, o que vai além do significado que é atribuído apenas a uma série de desenhos, mas que, contudo, mostra o embate da razão e da emoção que atravessa um artista diante de sua história em quadrinhos recém-saída da prancheta direto para as paredes de uma exposição.

GRICH, GRAUH: o desafio do Monstro. Cada qual com o seu.

Marcio Harum
Ilha de Itaparica, BA
set 2010

Um comentário:

Anônimo disse...

Tiago, o texto está pequeno e o desenho não pode ser aumentado! Parabéns por + essa!!!!
Paio