Esta oficina pode ser para o público adulto ou infantil e a proposta é estimular o participante a soltar
seu traço na hora de trabalhar com observação de modelo vivo. O modelo é uma bailarina, que pode ficar em pausa ou em movimento, que pode se
mover lentamente ou em grande velocidade, num espaço pequeno ou a uma distância
grande do observador. Um desafio
que resulta em um traço mais livre e um o olhar mais atento!
No início a bailarina fica em posições estáticas, por até 10 minutos, e o professor pode propor diferentes técnicas para o desenho, como desenho cego ou com a mão esquerda; e diferentes materiais e suportes. Com o tempo, as pausas vão ficando mais curtas, 7 minutos, depois 5, e assim por diante, até que a mudança de uma posição para outra vire de fato uma dança. A partir do momento em que começa a dançar mais livremente, a bailarina pode explorar mais as possibilidades do espaço, se distanciar, saltar, girar, e os alunos podem sair da mesa e, com a prancheta, ter também liberdade de escolher sua relação espacial com a modelo.Essa proposta foi utilizada em uma aula do curso de desenho no MAM, e percebeu-se que pode gerar muitos desdobramentos se repetida em várias aulas.
LINQUE com um trecho da aula em vídeo: No início a bailarina fica em posições estáticas, por até 10 minutos, e o professor pode propor diferentes técnicas para o desenho, como desenho cego ou com a mão esquerda; e diferentes materiais e suportes. Com o tempo, as pausas vão ficando mais curtas, 7 minutos, depois 5, e assim por diante, até que a mudança de uma posição para outra vire de fato uma dança. A partir do momento em que começa a dançar mais livremente, a bailarina pode explorar mais as possibilidades do espaço, se distanciar, saltar, girar, e os alunos podem sair da mesa e, com a prancheta, ter também liberdade de escolher sua relação espacial com a modelo.Essa proposta foi utilizada em uma aula do curso de desenho no MAM, e percebeu-se que pode gerar muitos desdobramentos se repetida em várias aulas.
https://www.instagram.com/p/9L9dA4Sqcj/
bailarina Adriana Nunes em aula de desenho no MAM-SP |
Nenhum comentário:
Postar um comentário